A especialidade da Cirurgia do Ombro e do Cotovelo

Para ser considerado um médico ortopedista especialista em ombro, o médico deve ter formação em ortopedia e traumatologia (residência médica de 3 anos atualmente), seguido da formação de mais um ano em cirurgia do ombro e cotovelo em um serviço credenciado.

Após essa formação, o médico pode requerer sua admissão na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), sendo considerado um especialista em ombro e cotovelo caso seja aprovado.

A especialização em cirurgia do ombro e do cotovelo tem se tornado mais complexa nas últimas décadas, devido ao avanço das cirurgias da especialidade que apresentam uma maior curva de aprendizado, principalmente as artroscopias e as artroplastias (próteses).

Alguns especialistas em ombro e cotovelo também tem formação nas cirurgias do trauma, ou seja, no tratamento das fraturas do ombro e cotovelo e nas sequelas ou complicações dessas fraturas, que incluem as fraturas do úmero, da clavicula, escápula, das diversas fraturas e luxações do cotovelo.

O registro do médico especialista em ombro e cotovelo pode ser verificado nesse link, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Veja a lista das principais doenças do ombro e do cotovelo tratadas pelos especialistas em ombro e cotovelo, além das principais cirurgias realizadas por esses profissionais.