Novos vídeos sobre as principais doenças do ombro e cotovelo


“Making of”

Há anos tenho vontade de montar algo diferente para meu site, criando vídeos com orientações aos leigos sobre as principais doenças e tratamentos do ombro e cotovelo. Mas as dificuldades inerentes e a falta de tempo sempre me afastaram de iniciar esse projeto.

No início desse ano resolvi que iria tocar e iria tentar fazer artigos em vídeos. Pensei em algo diferente, que pudesse engajar visualmente, com uma linguagem simples, mas com um conteúdo bem profundo e detalhado sobre os diferentes temas. Minha idéia era mostrar muito do que explico aos pacientes nas consultas. Simplificando alguns conceitos, mas sempre com base científica sólida.

Os desafios foram muitos. O custo para contratar uma empresa profissional de filmagem e edição era inviável. Decidi tocar tudo sozinho. Juntar meu hobby de foto e video com minha profissão. Com muitas dicas de colegas da área de comunicação e da área de filmagem, comecei a fazer alguns esboços do que seria falado e apresentado nos vídeos.

Tive muito mais trabalho do que pensei. Muito mesmo! Só para começar a esboçar as apresentações. Estou acostumado a montar aulas e apresentações, mas aqui o desafio foi bem maior. Juntar imagens, aprender a fazer desenhos vetoriais, caçar algumas imagens 3D na internet, editar vídeos de cirurgias, vídeos de pacientes sem identificação, montar keynotes, etc...

Comprei alguns novos equipamentos, peguei alguns emprestados, comprei muitos apps. Tomei coragem, superei a timidez e comecei as filmagens. Fiz muitos testes. Gravei vários vídeos. Cheguei a filmar e editar por completo mais de 10 vídeos. Mostrei para alguns amigos dessa área. Juntando as críticas e minha mania de perfeccionismo, fiquei insatisfeito com o resultado inicial. Resolvi gravar tudo de novo. Montar novos scripts e mudar a apresentação e a fala. Deixar mais natural, criar perguntas e respostas sobre os temas, gravar, regravar, editar, reeditar, mudar detalhes e, o pior, ficar ouvindo a própria voz por muito tempo! Como se o desafio não bastasse, resolvi aumentar um pouco a dificuldade e tentar fazer toda edição em meu iPad, usando novos apps para editar os vídeos e as fotos. Após terminar as edições, fui conhecer um mundo à parte, chamado Youtube. Muitos detalhes, mais tutoriais, uploads, descrição dos vídeos e configurações. E depois ainda faltava inserir os vídeos no meu site. Aproveitei para reformular meu site inteiro e adicionar várias funcionalidades. Isso tudo em meio a uma rotina de trabalho puxada, tentando ao máximo participar em tudo da minha família. Imaginei que fosse dar muito trabalho. Só não imaginava que tanto. Mas valeu. Apesar da trabalheira, foi extremamente divertido para meu espírito geek e acho que o resultado dessa experiência inicial ficou bacana.

Obrigado a todos que me ajudaram! Em especial a Patricia, Fernando, Renata, Christian, Andréia e Beatriz.

A primeira leva de vídeos está aqui no meu site e no meu canal no Youtube.

Espero que seja útil para algumas pessoas e que ajude um pouco a democratizar o conhecimento na minha área.

Mauro Gracitelli

Comment

Mauro Gracitelli

Médico especialista em ombro e cotovelo

Direitos autorais reservados - Dr. Mauro Gracitelli. A reprodução parcial ou completa do texto, das imagens e dos vídeos é protegida por lei e proibida sem a autorização prévia do autor ou referência à fonte original desse site. Lei dos Direitos Autorais, de nº. 10.695, de 1º./7/2003.