Infiltração modificada para a capsulite adesiva do ombro (ombro congelado)

Infiltração articular do ombro + distensão capsular + manipulação do ombro

A combinação de algumas medidas não cirúrgicas pode ter resultados rápidos e eficientes no tratamento da capsulite adesiva. O que chamamos de procedimento tríplice consiste em uma combinação de 3 medidas:

  1. Infiltração articular com corticoide
  2. Distensão hídrica da cápsula articular
  3. Manipulação do ombro para ganho rápido da amplitude do movimento

Esse procedimento é realizado sob sedação do paciente em ambiente hospitalar. É semelhante à sedação utilizada para um exame de endoscopia, por exemplo, fato que melhora muito a experiência do paciente, que não sente dor durante o procedimento. Além disso, o procedimento é realizado em regime de hospital-dia e o paciente recebe alta cerca de 3h após sua realização.

Todos os procedimentos descritos acima apresentam excelentes resultados na literatura médica. A combinação deles é ainda mais eficiente e resultados no ganho da amplitude podem ser obtidos logo após o procedimento.

A infiltração é realizada dentro da cápsula, com o uso de corticóide de depósito, que não apresenta os mesmos riscos do corticoide via oral. A dilatação da cápsula é realizada com soro fisiológico e anestésico. Por fim, a manipulação é realizada em todas as amplitudes do ombro, com o objetivo de melhorar a mobilidade de maneira imediata.

Por não se tratar de um procedimento cirúrgico, os riscos são ainda menores. Nos dias iniciais após o procedimento, o paciente pode apresentar dor moderada ou intensa, sendo necessário o uso de medicações analgésicas. Após o procedimento, exercícios de alongamento são indicados para manter ou complementar o ganho do movimento obtido.

capsulite_adesiva_infiltraçãoAB.jpg
Exemplo de um paciente submetido ao procedimento tríplice para capsulite adesiva, com ganho significativo da amplitude do movimento do ombro.

Exemplo de um paciente submetido ao procedimento tríplice para capsulite adesiva, com ganho significativo da amplitude do movimento do ombro.


Posts relacionados