Foi realizado um estudo randomizado para o meu título de pós-doutorado para comparar o tratamento conservador com o cirúrgico das fraturas da extremidade proximal do úmero em idosos. O estudo ainda não foi publicado, pois aguardamos o seguimento completo dos pacientes. Todos os pacientes foram operados com placa bloqueada e os pacientes não operados foram tratados com fisioterapia precoce. Em uma análise preliminar observamos resultados semelhantes entre os tratamentos, sem diferença estatística.
Artigo publicado pelo nosso de Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT HCFMUSP na revista Archives of Orthopaedic and Trauma Surgery. Seguindo uma linha de pesquisa da avaliação por ressonância do subescapular, tivemos como objetivo avaliar a acurácia dos estudos de boa qualidade já publicados nesse tema. A hipótese principal é a de que a ressonância magnética apresenta menor acurácia para avaliar as roturas do subescapular, principalmente as parciais ou do terço superior.
Aula para a pós-graduação do departamento de Ortopedia FMUSP.
Como Organizar uma Tese
Estruturação do texto, revisão da literatura, escrita científica, Aula para a defesa, Organização pessoal
O Congresso Brasileiro de Ombro e Cotovelo foi realizado entre os dias 23 e 25 de agosto de 2018. Trata-se do maior evento nacional dessa subespecialidade, reunindo mais de 963 inscritos de todo o país.
Nosso grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital das Clínicas da FMUSP participou de inúmeras aulas, mesas redondas e apresentou diversos estudos como tema livre e pôster.
Como avaliar a perda óssea da glenoide e do úmero (Hill-Sachs) na instabilidade anterior do ombro.