Artrose do ombro


 

Para maiores informações visite: https://maurogracitelli.com Para agendar uma consulta, visite: https://maurogracitelli.com/consultorio Telefone: (11) 3071-0189 ou (11) 94454-2345 Nessa série de vídeos voltados a pacientes e público leigo, detalhei as doenças mais comuns do ombro e cotovelo, respondendo à perguntas frequentemente realizadas por pacientes. Esse é um vídeo educativo e não visa substituir uma consulta e avaliação médica.

 

O que é a artrose do ombro?

A cartilagem é um tecido presente nas extremidades dos ossos e é o responsável pela deslizamento dessas superfícies. Quando há movimento na articulação, graças ao lubrificante líquido sinovial e à amortecedora cartilagem, os ossos deslizam entre si com mínimo atrito. A artrose é a degeneração da cartilagem. Nas fases inicias da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, gerando dor e limitação dos movimentos do ombro. Quando há inflamação da articulação consideramos que ela possui uma artrite (igual a inflamação da articulação). O desgaste da articulação pode decorrer de diferentes doenças, como a osteoartrose primária (a mais comum, que acomete várias articulações e, em geral, após os 60 anos) ou a artrite reumatóide (reumatismo). A artrose do ombro é mais rara que do quadril, joelhos, mãos e coluna, mas pode gerar limitações muito importantes para atividades diárias e muita dor.

artrose_ombro01.jpg

Existem diferentes tipos de artrose no ombro?

A osteoartrose primária é a causa mais comum de artrose. Ela acomete diversas articulações, manifesta-se lentamente durante o envelhecimento e tem um importante componente genético. A osteoartrose pode ter diferentes graus, desde uma artrose leve (sem dor ou perda de função) a uma artrose grave extremamente limitante, em que o paciente pode perder quase todos os movimentos do ombro.

​Diferentes graus de artrose do ombro. A) Leve B) Moderada C) Grave

​Diferentes graus de artrose do ombro. A) Leve B) Moderada C) Grave

A artrose também pode ser causada por um processo de "morte óssea" chamado de osteonecrose, causa por fraturas ou por doenças que acometem pequenos vasos sanguíneos como o lúpus, anemia falciforme ou mesmo a artrite reumatóide. Existe também um tipo de artrose no ombro iniciada após lesões crônicas não tratadas dos tendões do manguito rotador, chamada de artropatia do manguito rotador, que apresenta um tratamento diferente da osteoartrose.

Diferentes tipos de artrose A) Artrose primária B) Osteonecrose C) Artropatia do manguito

Diferentes tipos de artrose A) Artrose primária B) Osteonecrose C) Artropatia do manguito

Como é o tratamento para a artrose do ombro?

O tratamento da artrose deve ser realizado precocemente. Ainda não existem métodos para impedir por completo a evolução da artrose, mas existem meios para retardar sua piora e para evitar a dor e a inflamação crônica. Medidas gerais de saúde são fundamentais no tratamento da osteoartrose. Reeducação alimentar e emagrecimento tem efeito não só na diminuição da pressão na articulação, mas também no mecanismo inflamatório e na dor. A melhora da flexibilidade e da força dos músculos do ombro também são importantes para o tratamento não medicamentoso. Entre os medicamentos disponíveis, existem os que são sintomáticos ou anti-inflamatórios e aqueles modificadores da evolução da doença. Os anti-inflamatórios e analgésicos tem efeito rápido, com controle da dor e do grau de inflamação da articulação. Mas seu uso por longo período, principalmente em pacientes mais idosos, pode gerar efeitos colaterais importantes. Anti-inflamatórios injetáveis também podem ser usados, com um efeito mais rápido e duradouro. As medicações modificadoras da doença são mais novas e seu efeito na artrose do ombro ainda são controversos. Seu objetivo é retardar ou estabilizar a alteração da estrutura articular, prevenindo a piora da artrose. Exemplos dessas medicações são a diacereína, glucosamina e condroitina. Existe também uma medicação injetável, chamada ácido hialurônico, que visa melhorar a viscoelasticidade do liquido articular (sinovial) e pode melhorar os sintomas da artrose do ombro. Deve-se lembrar que os medicamentos são uma terapia complementar às medidas não medicamentosas.

Quando a cirurgia pode ser realizada?

Quando a artrose é grave e os sintomas não apresentaram melhora com o tratamento não operatório, a cirurgia pode ser indicada. Não existe uma idade mínima ou máxima para o tratamento cirúrgico. A idade biológica, a presença de doenças associadas e o grau de artrose são os fatores mais importantes para decidir pelo tratamento cirúrgico.

Quais as cirurgias disponíveis para a artrose do ombro?

A prótese ou artroplastia do ombro é a cirurgia que apresenta os melhores resultados para a artrose grave. Existem diferentes tipos e técnicas para a prótese de ombro, que variam de acordo com o tipo e gravidade da artrose. Os resultados da cirurgia de prótese de ombro melhoraram muito na última década, principalmente pelo avanço tecnológico dos implantes, pelo maior conhecimento da anatomia e função do ombro e pela melhora da técnica cirúrgica. Hoje é possível o paciente obter uma movimentação funcional do ombro sem dor através desse tratamento. No entanto, a cirurgia apresenta um moderado índice de complicações e não deve ser realizada em qualquer situação. A artroscopia para limpeza articular é uma alternativa para os casos mais leves de artrose e nos pacientes mais jovens.

Diferentes tipos de prótese. A) Prótese parcial B) Prótese total C) Prótese de recobrimento (resurface) D) Prótese reversa

Diferentes tipos de prótese. A) Prótese parcial B) Prótese total C) Prótese de recobrimento (resurface) D) Prótese reversa


Posts relacionados